terça-feira, 5 de maio de 2009

O que é ser coordenador de Sala de Informática?

Qual o papel do(a) professor(a) coordenador(a) da sala de informática?
A utilização da informática na escola traz novas perspectivas para o desenvolvimento do ensino e aproximação de todo contexto social, não ficando a escola distante do desenvolvimento tecnológico.
Estando ela inserida num encadeamento de idéias onde o imperativo social é a tecnologia, é importante analisarmos essa relação, objetivando a construção de uma sociedade em que todos possam estabelecer diálogos em igualdade de condições e capacidade para tomar decisões que levem à mudanças futuras da sociedade.
A Internet, aliada a softwares pedagógicos utilizados em uma sala de informática, é um elemento fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Nesse âmbito, desenvolvem-se trabalhos de aperfeiçoamento e complemento dos conteúdos que são estudados em sala de aula e outros ambientes da escola. Exercícios que vão desde pesquisas, troca de informações através de programas de bate-papo, e-mail e softwares educativos que estimulam a aprendizagem dos estudantes. Porém, para introduzir a informática na escola não basta ter um laboratório equipado, professores treinados e um projeto pedagógico. A experiência mostra que, sem a figura do coordenador de informática, o processo “emperra”. Mas quem é esta pessoa? E por que ela é tão importante? Peça principal do processo, ele não deve ter apenas uma formação técnica. Esse profissional deve ter uma formação pedagógica, uma experiência de sala de aula. Não necessita ser um pedagogo, mas que tenha um envolvimento com o processo pedagógico. Deve ser capaz de fazer uma ponte entre o potencial da ferramenta (softwares educativos) com os conceitos a serem desenvolvidos. O coordenador não é apenas um facilitador, mas o coordenador do processo. Ele deve perceber que o momento de mudar de etapas e de propiciar recursos necessários para impulsionar as engrenagens do processo, como, por exemplo, a formação de professores e recursos necessários, como softwares. O coordenador dever estar atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas, para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo a informática. Entretanto, sem apoio da coordenação ou da direção, não terá força para executar os projetos sugeridos.
Em resumo, o coordenador de informática deve:
• ter uma visão abrangente dos conteúdos disciplinares e estar atento aos projetos pedagógicos das diversas áreas, verificando sua contribuição;
• conhecer o projeto pedagógico da escola;
• ter uma experiência de sala de aula e conhecimento de várias abordagens de aprendizagem;
• ter a visão geral do processo e estar receptível para as devidas interferências nele;
• perceber as dificuldades e o potencial do professores, para poder instigá-los e ajudá-los;
• mostrar para o professor que o Laboratório de Informática deve ser extensão de sua sala de aula e esta deve ser dada por ele e não por uma terceira pessoa;
• pesquisar e analisar os softwares educativos;
• ter uma visão técnica, conhecer os equipamentos e se manter informado sobre as novas atualizações;
• estar constantemente receptível a situações sociais que possam ocorrer.
Texto captado na internet, compilado e adaptado pelo Prof. Rubens Mota.

2 comentários:

  1. Óla profº Rubens,
    gostei muito do texto que você adaptou"O que é ser coordenador de sala de informática",Fui lotada neste espaço neste último dia 29/05 e estou vasculhando tudo o que se refere a esse novo papel que vou desempenhar.Confesso que tenho muitas dúvidas mas, o mais importante é que sou persistente naquilo que quero.Obrigada pela postagem.

    Professora Carmem Bezerra/EEEFMPe Salvador Traccaiolli/Castanhal.Veja nosso Blog:blogandocomtraccablogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor Rubens!

    Muito interessante o seu texto. Fiz a capacitação para coordenador de lab. de informática pelo NTE12- Bahia. No entanto, até o momento não estou atuando como coordenadora. Sou professora de Língua Inglesa e dou aulas de Informática Básica para alunos do Ensino Médio, CETEP - do sertão produtivo, Caetité-Bahia. Estou um pouco perdida quanto ao trabalho que estou realizando pois as turmas são de cursos técnicos, se tiver algo ai que possa me dar uma ajuda, ficarei grata.

    Um abraço,
    professora Nara Dantas

    ResponderExcluir